Paraninfo? Patrono? Qual a diferença e como escolher.

Paraninfo? Patrono? Qual a diferença e como escolher.

A colação de grau é um momento único. O sentimento de conclusão de um ciclo, vitória e etapa concluída. O momento de enfim jogar o capelo pra cima e dizer: Formei!!!! Mas antes disso, existem certos protocolos a serem cumpridos para que esse momento siga a tradição e seja marcante. Entre esses protocolos existe a escolha dos homenageados Paraninfo e Patrono para a turma. Mas sua cara na hora que  te falam que precisam escolher essas duas pessoas é basicamente essa:     Sim, você não faz a menor ideia do que é Patrono ou muito menos  Paraninfo. Mas mantenha a calma! Vamos te ajudar, é simples:

Patrono

O Patrono ou Patronesse é uma Personalidade  que seja admirada pelos formandos. Alguém que conseguiu vencer ou se destacar por algo. É legal que essa pessoa  seja algum inspirador, que motive a turma e que seja alguém que realmente acrescenta algo à sociedade. Geralmente os formandos escolhem um político (apesar de ser difícil achar algum que todos gostem ) geralmente um ex presidente, ex governador, uma pessoa que seja destaque dentro da área de atuação do curso. Ex. (Curso de direito pode  homenagear o presidente do Supremo Tribunal Federal, ou um Juiz que seja destaque), um empresário vitorioso dentro da área, ou até mesmo um famoso que se identifique com o curso.

É obrigatória a presença do Patrono Homenageado no evento?

Necessariamente não.  Mas caso haja a possibilidade é algo extremamente legal. Ser patrono de uma turma é uma linda homenagem e uma grande honra.  

Paraninfo

Já o  Paraninfo também é alguém admirado pelos formandos, mas geralmente é uma pessoa mais próxima. Um coordenador, professor, diretor. É a maior homenagem da colação, um verdadeiro Padrinho da Turma. O  Paraninfo ou Paraninfa é a pessoa que ampara e incentiva os formandos, uma homenagem de agradecimento pelo apoio recebido durante o curso ou algum projeto especifico junto aos alunos formandos.   Viu? É simples. Agora você ja pode conversar com sua turma para discutir nomes para essa escolha. Dúvidas? Basta perguntar abaixo.